segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SUMA, DIGO, SUMO PONTÍFICE!


Estive ponderando mais cedo e tive que escrever sobre o assunto. O Ricardo Kotscho, conhecido blogueiro, disparou nessa manhã um texto intitulado “Quem ainda segue o que diz Bento 16?” Pensei primeiramente em responder num comentário às suas observações que achei bastante pertinentes, aliás, fica aqui um elogio, ele é sempre muito coerente com o que publica no blog. Mas logo em seguida desisti. Li alguns comentários e me assustei com a quantidade de vozes inflamadas em defesa do sumo? pontífice. Em seguida pensei, vou postar no meu humilde espaço que ao menos posso moderar os comentários... (risos).

Perdoem-me os fervorosamente católicos, mas o papa é a coroa do anacronismo católico engessado em dogmas e preceitos que não vão muito além do ritualístico. Um modelo medieval que perdura no século vinte e um. O papa há muito deixou de ser uma figura espiritual e transita hoje entre o meio político e pop como dizia uma canção dos anos oitenta. Tal qual um nababo, vive num palácio construído a custo do trabalho e das riquezas dos fiéis, mergulhado em túnicas tecidas a ouro totalmente distante das questões e dúvidas de seus fiéis seguidores. Ocupado em súmulas e encíclicas desconhece os reais conflitos e necessidades dos católicos atordoados com esse mundo veloz a que a igreja vem sendo incapaz de responder a altura.

A inutilidade do seu comentário sobre a utilização de camisinhas por prostitutas dá a dimensão da inaptidão da igreja em questões de cunho verdadeiramente espiritual, como se as questões do espírito fossem governadas por um mundo que cada vez mergulha no efêmero e material. Não admira que a igreja perca cada vez mais fiéis.

Em tempo, um questionamento que sempre me vem a cabeça, e detesto terminar textos com perguntas, mas se Jesus Cristo viesse hoje ao mundo, misturar-se aos esfomeados, com os doentes, com os flagelados pelas guerras nos muitos campos de refugiados pelo mundo, enfim com as prostitutas – que hoje, a igreja enfim entende que usem camisinha – bem, para esse Cristo, quem hoje estaria no papel dos fariseus?

Um comentário:

lu disse...

Otima critica, inteligente e bem feito, como tudo que escreve! Parabens!