sexta-feira, 18 de novembro de 2016

UMA CARTA PARA CLARISSA




Meu pai não é bandido”! – disse Clarissa. Muito pior que bandido, Clarissa. Sei que a miopia de quem ama o seu pai não deixa ver com clareza, mas seu pai é pior que bandido. Bandido, traficante ou o que seja, todo mundo já sabe o que é. É, no sentido tácito da palavra, um marginal, ou seja, aquele que vive à margem da lei ou sociedade. Seu pai é pior que bandido, pois, travestido de “salvador do povo”, usou da confiança do povo, para fazer do público, particular. Seu pai foi acolhido por uma multidão de eleitores, e, tomando o que pertence de fato e por direito constitucional ao povo, fez daquilo que é do povo bem particular e meio de se perpetuar no poder.

“Meu pai não é bandido”! – disse Clarissa. Muito pior que bandido ele é. Bandido nos toma de assalto, com surpresa é claro, mas sem enganação. Seu pai Clarissa, nos enganou e tomou o que é nosso. Fez de nossa esperança e confiança, endosso para agir como se dono fosse do estado. Ao invés de promover com lisura, o bem estar social, motivo pelo qual deve existir o estado, promoveu o bem estar financeiro dele e de sua família. Seu pai é muito pior que bandido, pois se comportou como um verdadeiro vilão. Essa é a palavra: VILÃO. Ou seja, aquele que é vil, pois agiu com fingimento, falsidade, mentira, tendo em mente objetivos muito diversos dos quais prometeu aos seus eleitores, e mais, diferentes dos deveres que tinha para com toda população do estado, fossem seus eleitores ou não.

Seu pai Clarissa, é muito pior que bandido. Seu pai, distorceu os motivos pelos quais foi eleito e quer fazer parecer possuir uma inocência que todos os brasileiros sabem inexistentes. Sabemos que não é uma exclusividade dele. Está, nesse momento, fazendo companhia a outro “vendilhão” e enganador, igualmente ex-governador como seu pai. Como seu pai, infelizmente, temos tantos outros, que também são pais, mas que também figuram no hall daqueles que podemos chamar piores que bandidos.

Os bandidos que comumente levam tal nome, assaltam, matam, mas o fazem individualmente. Por isso devem, com rigor, ser exemplarmente punidos. Mas com que rigor deveremos punir homens como seu pai? Que roubam e matam no atacado. Sim eles roubam. Roubam recursos da educação, nos tornando mais ignorantes e incapazes de vencer os desafios desse mundo em permanente transformação. Roubam recursos da segurança, ajudando, note que irônico, os bandidos, na medida em que os agentes de segurança do estado não tem a mínima condição de combater os bandidos que desfilam pelas ruas. Roubam recursos da saúde, e dessa forma, também matam, aos milhares todo ano, por falta de leitos, de remédios, por falta de profissionais bem remunerados, qualificados e motivados. Notou Clarissa, como seu pai é pior que bandido. Quisera fosse ele um mero bandido. Poderia ser facilmente trancafiado numa jaula, resolvendo, num giro de chave duma cela todo o problema. Mas como seu pai é pior que bandido, a mobilização e força que o estado tem de fazer para detê-lo é enorme. Ele, através da inocência do povo, se apoderou do poder concedido a ele pelas urnas e, dessa forma, se tornou um homem poderoso. Poderoso política e economicamente. Por isso, podemos dizer, com toda a convicção. É pior que bandido, pois sendo vilão e poderoso, oferece muito mais perigo que um ocasional assaltante de rua. Os assaltantes matam com balas. Ele nos mata com caneta, um sorriso e um tapinha nas costas, todos os dias, silenciosamente.


Acredite Clarissa, talvez tivesse sido muito melhor que o seu pai, fosse, de fato, um mero e simples bandido, desses batedores de carteiras baratos, que abundam os centros de nossas cidades Brasil a fora. Talvez, sendo um mero bandido, nos tivesse causado tanto menos sofrimento e dor.

37 comentários:

??? disse...

Nossa! Que texto! Muito bom!

Arnaldo Welikson disse...

Bastante lúcido e coerente sua lógica. Bom explicar dessa forma e divulgar para que todos possam ver o que temos e o que evitar emtermos de representantes.
Welikson.blogspot.com

Unknown disse...

Espero que esta carta tenha chegado até Clarissa!

PFShalon disse...

Grandes verdades !

Unknown disse...

Infelizmente. Um bandido classe A. Tentou enganar um povo q lhe deu o direito de apenas cumprir seu dever como político. Ñ como usurpador dos nossos direitos. Essa Clarisse ñ é míope mt menos idiota. Pois usufruiu de tds as vantagens adquiridas financeiramente ganhas ilicitamente por seu pai. Boa vida, mesa farta, planos de saúde e boa cultura pois de educação ñ se deve falar. Q esse pai apenas contribuiu p um plantio de um caroço do mau.

Sandra disse...

Esse texto é exatamente o que eu penso e venho falando há muito tempo! Infelizmente ele não está sozinho, tem um monte de mal político como ele, usando da confiança que depositamos neles em causa própria! Legislando em causa própria!

Unknown disse...

Perfeito e muito bem escrito!!!

Anônimo disse...

Só não aceito o relato final que seria melhor ser bandido , batedor de carteira . Todo bandido não vale nada seja ele de que maneira for. Como diz meu querido Wagner Montes . Bandido bom é bandido morto. Tenha uma boa noite !!!

Rita Baptista disse...

Quero entender qual o crime hediondo que o Garotinho cometeu? Que eu saiba ele está sendo acusado de crime eleitoral, entregando cheque cidadão aos pobres em troca de voto e que há mais de 10 anos tentaram acusá-lo de roubo, mas viram que ele não tem bens além do que já foi declarado, sendo a maior parte herança de família. É muito fácil acusar uma pessoa de bandido, quando a mídia já formou essa opinião na sociedade. Se vc tem alguma informação de outros crimes informe aqui por favor, mas se não possui, não ajude a Rede Globo a sujar a imagem de quem já foi contra ela.

Onor disse...

Uau!

Paulo Brandão disse...

Uma das característica das máfias é o que se pode chamar de “bom relacionamento” com a comunidade ao redor. O mafioso compra o respeito dos mais pobres com pequenos favores. Na outra ponta, também se aproxima dos mais ricos, mantendo negócios com eles. Essa é a característica de políticos como Garotinho e Lula. Garotinho ainda se involveu com milicianos,como seu ex-chefe da Polícia Civil, Alvaro Lins que nas últimas eleições convocou as máfias das vans e dos caça-níqueis para votar em seu ex-patrão, além dos milicianos é claro. Tenho pena de pessoas que se vendem por um "cheque esmola" para manter um mafioso como este no poder.

jfonseca disse...

Pura verdade!

Antonio Claudio Bento da Silva disse...

A mídia faz a cabeça das pessoas, e no caso da Rede Globo ela sempre perseguiu a família Garotinho!

Dulce Parreira disse...

Pois ele conseguiu chantagear o Cabral! Pesquise.

Anônimo disse...

Parece que este desenrolar está sendo plantado para desviar a atenção do verdadeiros bandidos que assolam nosso país.O garotinho está mais para ladrão de galinha. O povo tinha que clamar a prisão dos verdadeiros bandidos.

Anônimo disse...

Um pai bipolar que sabe de sua situação. ... Desde o dia em queestava chapado de medicamentos e resolveu desafiar a rede globo. Um pai mal cArater que se fimge de familia de margarina qualy mas o casamento esta falido sua mae tem amantes como bombeiros ex secretario de policia civil e outros pois e tao infeliz que mesmo assim tem que manter as aparências. .. Um pai bissexual que nada depoe contra se ele nao andasse se fingindo de evangélico... Voce como a versao masculina de seu pai e suja e nao tem palavra nem é gente.... Nao falarei de sua liberaçao sexual pois voce e suja e sempre foi... Desde quando vivia a "sombra"... Voces começaram a pagar e ainda vai ter muito a pagar. É so o início mas como patetica familia de ungidos voce tem contas a a certar com o universo. Nao tenho pena dw voce nem te odeio so espero que voce receba do universo o carma plantado. Nao recomendo que voce melhore como pessoa mas ....

Anônimo disse...

Ele nao tem bens em seu nome ou de sua familia... Mas existem formas de lavagwm de dinheiro com correligionários. ... Imoveis financiados .... Imoveis irregulares etc...

litudesco disse...

Vc mora em Campos, Rita? Ele é milionário! Eu vivo em Campos e essa carta, não conta tudo! Só os defende, àqueles que se locupletam das benesses que ele pode oferecer!

Unknown disse...

Crime hediondo na minha opinião deve ser que; por causa desses políticos ladrões bandidos corruptos um monte de gente morre nas filas de hospitais um monte de gente morre por falta de medicamentos um monte de gente morre porque as crianças que deixam de ir para as escolas viram bandidos marginais e sai matando porai.... nós não temos saúde nós não temos escolas decente para as crianças nós não temos um monte de coisa por causa desses políticos ladrões que roubam nosso dinheiro nossa consciência. Por isso deve ser crime hediondo sim é deveria tirar tudo deles tudo até as cuecas e leiloar e devolver aos cofres públicos. E essa Clarissa junto com essa mãe dela são duas imbecis calhordas que vem com esse papo que meu pai não é bandido É sim é vcs duas devem comer da mesma ladroagem do pai vai se ferrar....

Unknown disse...

E digo; quem tiver com pena que leve pra casa. Mas faça favor de devolver seus roubos para os cofres públicos. São uma quadrilha vocês.

Unknown disse...

Concordo plenamente.Passou para nos uma credibilidade, q nunca existiu.e eu assistia a pregacao dele,eu e meu pai..tadinho do meu pai ,tem 7meses q faleceu..ela pensava q ele era sincero.maldito o homem q crer no homem.AMEM.

Arlene De Matos disse...

A garota sabe que o pai dela nao vale nada. A carta explica bem. Pior cegueira e daquele que nao quer ver!!!!

Arlene De Matos disse...

Clarissa, voce nao e mais crianca para ser inocente. E mais facil acietar que o seu pai e bem isto que esta escrito nesta carta. Aceita ou vai ser considerada num memo nivel que ele, porque quem protege bandido, bandido e.

Unknown disse...

Ele é a pior espécie de bandido. Mas a filha SABE disso!!! Claro que vai dizer que não . Mas sabe. Ah! Sabe com riqueza de detalhes!

Unknown disse...

Ele é um bandido. O pior tipo de bandido que existe. Mas você sabe disso , Clarissa. E é conivente com ele. Você não tem 10 anos. Você é deputada. É do metier. Ela sabe , senhores. Ah! Ela sabe , é como sabe!!!!

Unknown disse...

Como disse uma amiga
Bandido também tem mãe. Acrescentei, irmãos filhos, tios etc etc

Ricardo Amaral disse...

Larrisa, seu pai é um verme.

Anjo Avesso disse...

Nos enganou? Só se foi a você. Há anos a gente aqui fala que essa família era mafiosa. Ainda assim foi eleito, reeleito, elegeu e reelegeu a esposa, elegeu a filha.
Enganou ninguém, não. Só aos inocentes úteis.

Anônimo disse...

Acredito que a senhora é miope, está com visão disfocada da realidade.

Anônimo disse...

Tadinho Garotinho só tem a casinha da Lapa e o carrinho comprado em suaves prestações , conta outra história . Lindo texto e é o que a grande maioria da população campista pensa dele .

sergio disse...

Não é Larissa, é Clarissa,e o pai é realmente um bandido.

Anônimo disse...

PERFEITO..... ESTA MENSAGEM, RECADO, ESTA PERFEITA .... PODERIA SER LIDA EM REDE NACIONAL PARA SERVIR DE EXEMPLO PARA TODOS OS FILHOS(AS) DE POLÍTICOS TOMAREM CONHECIMENTO QUE SEUS PROGENITORES SÃO BANDIDOS EM MASSA.PIORES PQ VEM COM UMA CAPA CAMUFLADA DE SA VADORES DA PATRIA....

.

Lafer disse...

Vc diz não concordar com o texto final, pq vc não entendeu a correlação. Se ele fosse um bandido qualquer, um batedorzinho de,carteira, ele não teria causado tantos problemas e prejuízos como causou esse bandido do colarinho bco, pq esse lesou milhares de pessoas. Nos roubou não só a carteira, mas a saúde, a segurança, a educação e o transporte. O bandido comum rouba setorialmente enquanto ladrões como o Garotinho rouba coletivamente com a caneta e corrupção.

SÉRGIO LUIZ disse...

DEVERIA SER LIDO POR TODOS OS FILHOS , NÃO SÓ DE POLITICOS ,MAS OS FILHOS DE TODOS AQUELES EM QUE DE UMA HORA PRA OUTRA COMO POR ENCANTO , O DINHEIRO E A MORDOMIA COMEÇAM A JORRAR DENTRO DE CASA E NINGUÉM SE PERGUNTA DE ONDE ESTÁ VINDO , POIS NÃO IMPORTA DE ONDE VEM ,NEM COMO VEM , CRESCEM ACHANDO TUDO MUITO NORMAL.

Anônimo disse...

Aprendiz do finado BRIZOLA.

Unknown disse...


devem estar no apt do flamengo rindo dos otários q somos!!

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, Hidelbrando! Corrobora muito para uma reflexão da qual não podemos mais se esquivar. A impunidade começa com nossa própria avaliação do quão vil é a corrupção. Desfecho incrível! Parabéns!